Planejamento estratégico: o que é, como funciona, qual a importância?

Planejamento estratégico

Planejamento estratégico: o que é, como funciona, qual a importância?

Se você está se preparando para empreender ou mesmo já tem seu negócio, certamente já ouviu falar da importância do planejamento estratégico, mas pode não saber exatamente o que é e para que ele serve.

Parte fundamental do desenvolvimento sustentável de um negócio, o planejamento tático e estratégico deve ser desenvolvido de forma eficiente, visando oferecer meios para que sua empresa possa crescer com segurança.

Explicamos o que é planejamento estratégico, falamos de sua importância e impacto nos negócios, os principais tipos de planejamento existentes e como fazer um planejamento eficiente para sua empresa. Confira agora!

O que é planejamento estratégico?

Uma das mais importantes ferramentas de gestão na empresa, o planejamento estratégico empresarial consiste em uma análise que permite entender o que é necessário para o atingimento de metas e objetivos, auxiliando a empresa na tomada de decisões.

Essa análise leva em consideração as oportunidades e ameaças existentes no mercado, por meio de ferramentas como a análise SWOT, de forma a desenvolver um plano de ação alinhado com os objetivos da empresa.

Segundo Peter Drucker, considerado por muitos o pai da administração de empresas moderna, “o planejamento estratégico consiste em um processo sistemático e contínuo de tomada de decisão empresarial, baseado em profundo conhecimento do negócio, mensurando os esforços necessários, medindo os resultados e oferecendo feedback”.

Isso significa, em outras palavras, que o planejamento estratégico deve levar em consideração o ambiente externo e o ambiente interno e estar alinhado com a missão, visão e valores da empresa para guiar as ações para onde o negócio pretende chegar.

Quais tipos de planejamento de negócios existem?

Quando estamos falando do desenvolvimento estratégico e escalável de negócios, é comum ouvirmos as expressões planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional, mas cada uma delas tem significados e objetivos distintos dentro do plano de negócios.

Explicamos agora o que são, as semelhanças e as diferenças entre o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional. Confira!

Planejamento estratégico

Como explicamos anteriormente, o planejamento estratégico é responsável por definir e formalizar a visão de futuro do negócio, estabelecendo também sua missão e valores, assim como os fatores internos e externos que podem ser desafios para o negócio.

Esse tipo de planejamento se destaca do planejamento tático e operacional em suas características estratégicas e de gestão, mas também é distinto em sua duração que, em geral, contempla o projeto do negócio para um período de cinco a dez anos.

Planejamento tático

Por outro lado, o planejamento tático não é focado nos objetivos gerais da empresa, mas pode ser utilizado para definir o plano de ação de um determinado departamento ou processo, tendo foco nos tomadores de decisão e suas orientações para o time.

Além disso, esse tipo de planejamento é desenvolvido para um período de tempo menor, de 1 a 3 anos, de forma mais detalhada do que no planejamento estratégico, estabelecendo métricas e direcionamentos para as ações do negócio.

Planejamento operacional

Por fim, também contamos com o planejamento operacional que, como o nome diz, é voltado para o plano de ação das tarefas e operações do negócio, já que nenhuma empresa é capaz de funcionar de forma adequada sem que as tarefas de base sejam executadas de forma eficiente.

O planejamento operacional envolve todo o negócio e, em geral, é desenvolvido para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, acompanhando as metas e os objetivos a serem alcançados no período e acompanhando os indicadores de sucesso de forma mais próxima.

Qual a importância do planejamento estratégico?

A execução correta do planejamento estratégico, alinhado aos objetivos e valores da empresa, é fundamental para um negócio que quer chegar a posições de destaque no mercado, já que aquilo que é planejado é executado de forma a potencializar o desenvolvimento.

Isso significa que, caso você utilize essa ferramenta de forma adequada desde o começo, é possível ganhar espaço e se posicionar no mercado, indo no sentido contrário de empresas que não possuem estratégias sólidas ou que não estão preparadas para as mudanças no caminho.

Isso se deve ao fato de que empresas bem planejadas possuem identidade própria, exploram com qualidade seus diferenciais competitivos e desenvolvem processos, serviços e produtos totalmente alinhados com seus propósitos e valores.

Para compreender esse impacto, basta analisar empresas que possuem planejamento estratégico totalmente alinhado a seus valores, como é o caso de negócios como a Apple, que adota a inovação em seus processos e estratégias, ou mesmo empresas digitais, como Airbnb e Uber, que mudaram o cenário de mercado por seu posicionamento de vanguarda.

Além disso, no cenário de transformação digital acelerada dos últimos anos, ter um planejamento de negócios feito de forma estratégica é uma das formas de reagir rapidamente às inovações e mudanças do mercado, mas também um meio para conduzir seu negócio rumo aos objetivos.

Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico para novos negócios funciona?

De forma bem resumida e direta: sim, o planejamento estratégico funciona muito bem para novos negócios e é, inclusive, uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e ganhar espaço em setores mais concorridos.

Quando falamos em mercados mais tradicionais, como é o caso dos negócios voltados à alimentação, como franquias de restaurante, por exemplo, ter um planejamento estratégico eficiente é ainda mais importante para os novos negócios.

Afinal, para que a nova empresa consiga sobreviver aos primeiros meses e anos, onde os resultados costumam ser menores e os custos podem se acumular, ganhar espaço e se destacar da concorrência é fundamental.

Para isso, é importante que a empresa possua um plano de ação desenhado com os principais objetivos e obstáculos em mente, de forma a conduzir suas estratégias de maneira mais inteligente e eficiente.

O planejamento estratégico é só para grandes empresas?

A percepção de que o planejamento estratégico só é eficiente para grandes empresas é bastante comum, já que, muitas vezes, apenas empresas maiores possuem conhecimento de sua necessidade e consciência dos impactos gerados por sua aplicação.

Isso, no entanto, não impede que empresas menores adotem o planejamento na condução de suas estratégias de negócio, já que todas as empresas, pequenas, médias ou grandes, possuem objetivos a serem atingidos e, por isso, podem se beneficiar do planejamento estratégico.

Além disso, ele pode ser um forte diferencial competitivo com relação a outras empresas do mesmo segmento, já que muitas empresas menores acabam adotando posicionamentos similares a outros concorrentes e não inovam.

Por isso, é possível afirmar que o planejamento estratégico para pequenas empresas é tão ou mais importante do que o planejamento para grandes empresas, já que negócios que estão começando precisam conquistar seu espaço de forma rápida e eficiente.

Por que fazer um planejamento estratégico na sua empresa?

É bastante óbvio que, sem planejamento, é muito difícil fazer com que uma empresa tenha os resultados que deseja obter e, por isso, desenvolver uma estratégia clara é fundamental para que a empresa e o time não fiquem perdidos ou não saibam como chegar em suas metas e objetivos.

Um dos motivos mais comuns para que as empresas se percam ao longo de sua jornada está em não ter clareza no caminho a ser seguido e também quais são as estratégias que irão guiar o negócio até seus objetivos.

Isso significa que, para que você possa atingir todo o potencial de seu negócio e se posicionar na vanguarda de seu mercado, é fundamental entender quais os caminhos mais adequados para o desenvolvimento da empresa e como eles estão relacionados ao dia a dia de operação.

Além disso, é possível afirmar também que, sem ter uma análise clara dos diferenciais, forças e fraquezas da empresa com relação ao mercado, será muito difícil de atingir o sucesso comercial, já que você estará em desvantagem competitiva com relação a outros negócios do segmento.

Também vale destacar que, quanto mais claro e objetivo é o posicionamento estratégico do negócio, mais simples será de guiar seus colaboradores em uma mesma direção, tornando a gestão de pessoas mais eficiente.

Agora que você já sabe mais sobre planejamento estratégico, confere o nosso artigo de quais as principais vantagens do planejamento estratégico para o seu negócio!

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