Fluxo de caixa: o que é e qual sua importância!

Fluxo de caixa: o que é e qual sua importância!

Quando fazemos a análise dos resultados financeiros de um negócio, é fundamental que nossa análise vá além do dinheiro recebido pelas vendas ou prestação de serviços, sendo necessário adotar métodos de controle, como o fluxo de caixa, para ter dados confiáveis sobre a saúde financeira da empresa.

Afinal, em momentos de pico de vendas, como na Black Friday ou no Natal, por exemplo, é possível ter a falsa percepção de que os resultados financeiros estão muito positivos, mas nem sempre são considerados os gastos futuros, o que pode mudar a avaliação da realidade financeira do negócio.

Para ajudar você a compreender melhor o que é, como funciona, qual a importância e como fazer o fluxo de caixa de seu negócio, preparamos um artigo completo e trouxemos algumas dicas que vão facilitar sua execução. Confira os detalhes abaixo e tenha uma ótima leitura!

O que é fluxo de caixa?

Quando falamos de fluxo de caixa, estamos tratando de uma ferramenta que permite saber, de forma objetiva e eficiente, como está a saúde financeira de uma empresa, através da análise do que você paga e do que você recebe em seu negócio.

É possível conceituar o fluxo de caixa como um instrumento que a pessoa empreendedora pode utilizar para acompanhar a situação financeira de sua empresa, de acordo com relatórios que detalham a movimentação financeira total (ganhos e gastos) em um determinado período de tempo.

Ele é especialmente importante se considerarmos que um dos principais pilares do sucesso de uma empresa é a gestão financeira eficiente e, para isso, é importante manter o controle das vendas, dos pagamentos, do dinheiro recebido e retirado, dentre outros elementos.

Além disso, uma empresa que possui fluxo de caixa organizado e eficiente também consegue ter maior previsibilidade de despesas e receitas, de forma a permitir estruturar processos, definir estratégias comerciais e até mesmo agendar aquisições ou pagamentos com maior segurança.

Para que serve o fluxo de caixa?

Para que uma empresa possa funcionar com eficiência e trazer lucros, é fundamental que ela tenha equilíbrio entre as vendas e as despesas, ou seja, que a movimentação financeira seja feita de forma organizada, com acompanhamento efetivo dos recursos financeiros e de sua destinação.

Afinal, é impossível que uma empresa tenha bons resultados caso as movimentações financeiras sejam feitas sem controle, sendo o papel do fluxo de caixa registrar, categorizar e organizar cada movimentação financeira da empresa, de forma a dar ao gestor meios para avaliar a real situação financeira do negócio.

Por isso, é possível afirmar que o fluxo de caixa serve para que o gestor tenha controle dos recebimentos (vendas à vista ou a prazo, pagamento pendentes, previsão de receitas) e dos pagamentos (compras à vista, pagamento de despesas, contas recorrentes e eventuais), de maneira ágil, eficiente e estratégica.

Além disso, ao contar com um fluxo de caixa feito de forma correta, a empresa também pode entender qual o melhor momento para efetuar um pagamento, prever despesas recorrentes ou sazonalidades de mercado, dentre outros elementos de gestão de negócio.

Qual a importância do fluxo de caixa?

Como explicamos anteriormente, o fluxo de caixa tem papel fundamental por oferecer ao gestor o conhecimento real da saúde financeira do negócio, permitindo que sejam tomadas decisões que melhorem o desempenho da empresa por meio da otimização do uso dos recursos, fornecendo informações precisas para a tomada de decisão.

Além disso, é possível destacar outros pontos estratégicos que permitem compreender a importância do fluxo de caixa na empresa como:

  • previsão da entrada e saída de recursos em determinado período de tempo, permitindo alocação eficiente e segura;
  • avaliação da capacidade de pagamento do negócio antes de realizar compromissos financeiros como aquisições ou investimentos;
  • avaliação das necessidades de caixa e oportunidades para realização de ações comerciais e promoções, como descontos;
  • identificação de falhas na gestão financeira e até mesmo de desvios financeiros que possam ocorrer na empresa.

Qual a diferença entre fluxo e controle de caixa?

Quando estamos buscando informações a respeito de fluxo de caixa, é possível encontrar também materiais que tratam do chamado controle de caixa e que, à primeira vista, podem parecer a mesma coisa, mas é importante entender suas diferenças.

Enquanto o fluxo de caixa é responsável por analisar o financeiro da empresa como um todo, levando em consideração investimentos, ganhos e gastos, futuros e projetados, o controle de caixa é um registro diário ou semanal de toda a movimentação financeira.

Isso quer dizer que o fluxo de caixa é um instrumento de gestão completa, ou seja, leva em consideração uma série de elementos do negócio, enquanto o controle de caixa é um instrumento de controle, sendo possível afirmar que o controle de caixa permite que o fluxo de caixa seja executado de forma correta.

Além disso, para que o fluxo de caixa seja um reflexo realista da saúde financeira do negócio, é fundamental que o controle de caixa seja feito de forma regular, eficiente e cuidadosa, já que sem o acompanhamento detalhado do controle de caixa, a execução do fluxo de caixa deixa de ter o impacto desejado.

Como melhorar os resultados do meu negócio?

Como é possível concluir, ao adotar uma estratégia eficiente de fluxo de caixa, é possível acompanhar melhor e de forma mais fácil a entrada e saída de recursos da sua empresa e também ter maior controle das finanças do negócio como um todo.

Além disso, ao realizar o fluxo de caixa de forma organizada e eficiente, você conseguirá identificar possíveis problemas de organização financeira, diminuindo despesas desnecessárias e corrigindo eventuais erros que possam estar atrapalhando as finanças da empresa.

Para entender mais sobre gestão, empreendedorismo, continue nos acompanhando por aqui! E se sonha em ter uma franquia na área de alimentação – como Spoleto, China In Box e outros – e não sabe como, confira todas as informações para fazer parte de um dos maiores grupos de alimentação do país, o Grupo Trigo!

Assine nossa Newsletter!

Nossas categorias

Nossas redes

Posts recentes

Todos os direitos reservados a Trigo

Escolha sua
franquia