Marketing para restaurantes: o que é, qual a importância e como fazer?

Marketing para Restaurante

Marketing para restaurantes: o que é, qual a importância e como fazer?

Marketing para Restaurantes: o que saber? Se você tem um restaurante e quer aumentar os resultados de seu negócio, certamente já ouviu falar da importância de estratégias de marketing. Mas sabe como essas estratégias podem ser aplicadas no seu negócio de food service?

Afinal, ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, negócios tradicionais como restaurantes, presenciais ou delivery, se beneficiam muito de estratégias eficientes de marketing digital.

Pensando nisso, explicamos em detalhes o que é marketing para restaurantes, qual a importância de planejar e executar ações de marketing para seu restaurante e também ensinamos, passo a passo, algumas das melhores ações que você pode adotar. Confira o conteúdo abaixo e tenha uma ótima leitura!

O que é Marketing para Restaurantes?

Mulher servindo uma prato em um restaurante

Antes de começarmos a falar das estratégias de marketing que você pode adotar para seu restaurante e como elas vão melhorar os resultados do seu negócio, é importante responder essa pergunta: afinal, o que é marketing para restaurantes?

Quando falamos em marketing voltado para restaurantes, estamos falando de todas as estratégias de marketing, online ou offline, que podem alavancar os resultados de seu negócio, seja por aumentar a visibilidade de mercado, seja por abrir novas possibilidades de venda, como é o caso das ações de marketing voltadas para o delivery, por exemplo.

Existem diversas opções de marketing que podem ser utilizadas para promover seu restaurante: é possível desenvolver estratégias de conteúdo, fazer anúncios patrocinados em ferramentas como Google Ads, Facebook e Instagram Ads, criar e desenvolver estratégias de redes sociais, promoções e eventos, dentre outras.

Qual a importância do Marketing para um restaurante?

Para responder essa pergunta, vamos imaginar uma situação hipotética: você decide ir trabalhar no escritório da empresa e ela não tem refeitório, então você precisa escolher um lugar para almoçar quando a fome aperta.

Você tenta se lembrar das opções próximas ao seu trabalho e se recorda que existem cinco restaurantes próximos a você: três deles você não sabe absolutamente nada a respeito e só conhece a fachada; um deles tem Instagram e posta, de vez em quando, algumas fotos dos pratos servidos por lá e o último tem um site com o cardápio, preço das refeições e até mesmo opção de delivery.

Dentre todas essas opções, qual você se sentiria mais inclinado a escolher?

Assim como você, nessa situação hipotética, seus clientes certamente terão mais interesse em consumir seus produtos caso saibam quais são eles, quanto eles custam e quanto tempo terão que esperar caso decidam pedir uma entrega pelo delivery.

Essa é a importância do marketing para restaurantes: chamar a atenção de seu cliente em um ambiente cada vez mais concorrido e com mais opções, onde se destacar da concorrência é uma das melhores maneiras de garantir o sucesso do seu negócio.

Qual a melhor estratégia de marketing para restaurantes?

Assim como você certamente tem suas receitas de sucesso para conquistar os clientes e chegou até elas depois de muitas tentativas e aprendizado, a melhor estratégia de marketing para seu restaurante pode não ser a mesma que a do seu concorrente direto.

Isso não significa que você precise reinventar as estratégias de marketing para garantir que seu restaurante se destaque no mercado, mas sim que você terá que encontrar as ferramentas que mais funcionam com seus clientes.

Dentre as opções mais indicadas para realizar o marketing de um restaurante de forma eficiente estão o uso de um site ou aplicativo, a adoção das redes sociais para comunicação e oferta de produtos, a criação de programas de fidelidade, a produção de conteúdo e o desenvolvimento de relacionamento com seus clientes.

Pode parecer muita coisa para aprender, mas não se preocupe! 

Explicamos, nos próximos tópicos, como você pode começar sua estratégia de marketing para restaurantes e também trazemos algumas dicas para acelerar o crescimento do seu negócio através do marketing.

Como desenvolver o marketing para meu restaurante?

Agora que você já entendeu o que é marketing para restaurantes e também já sabe a importância desse tipo de estratégia para seu negócio, certamente está pensando em como começar a desenvolver sua estratégia de marketing, não é mesmo?

Para ajudar você nessa tarefa, explicamos abaixo o passo a passo para desenvolver as estratégias de marketing para seu restaurante e aumentar os resultados de seu negócio. Confira as informações abaixo e mão na massa!

1- Faça uma análise de mercado

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia eficiente de marketing para restaurantes é analisar o mercado onde sua empresa está inserida, ou seja, compreender quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, como eles atuam, quais são seus pontos fortes e fracos e também quais estratégias de marketing eles estão adotando.

Para isso, é interessante realizar uma análise criteriosa de alguns elementos como os listados abaixo:

  • Identifique quem são seus concorrentes diretos, aqueles que atuam no mesmo nicho de mercado (ambos atuam com comida italiana, por exemplo), e indiretos, que atuam em nichos de mercado distintos (comida italiana e comida chinesa);
  • Depois disso, é importante entender a qualidade dos produtos oferecidos pelos concorrentes e sua relação de preço (o que se paga) e valor (o que se recebe);
  • Também é importante identificar quais são as estratégias de marketing utilizadas pelos concorrentes (redes sociais, site, e-mail marketing, campanhas de anúncio);
  • Você também deve avaliar se seus concorrentes possuem reclamações a respeito do restaurante em sites como Reclame Aqui, já que isso permitirá compreender quais são as dores que você pode evitar

2- Defina os objetivos do Marketing

O segundo passo é compreender quais são os objetivos que você deseja atingir com as estratégias de marketing digital que você pretende utilizar e também como esses objetivos serão mensurados por você ao longo do tempo.

É possível definir objetivos como número de clientes por dia ou por semana, faixa de faturamento diário, semanal ou mensal, lucratividade do negócio, índice de retorno de clientes (acompanhado por programas de fidelidade, por exemplo), dentre outros elementos que podem ser estratégicos para sua tomada de decisão.

É importante, no entanto, que cada objetivo tenha indicadores claros e objetivos para seu acompanhamento, já que isso permitirá que você avalie se os resultados estão compatíveis com o que você definiu ou se você precisa realizar ajustes no planejamento.

3- Estabeleça seu plano de Marketing

Depois de entender quais são as estratégias usadas pelos concorrentes e também avaliar as oportunidades de mercado e os objetivos que você deseja atingir com o marketing, é hora de definir qual será o plano de marketing para seu restaurante.

Isso significa que você deverá definir quais são as ferramentas que serão utilizadas dentro do plano de marketing, qual a frequência em que as ações serão realizadas e também qual será o valor investido, seja em conteúdos, pessoas ou campanhas de performance, dentro de um determinado período de tempo.

Vale a pena lembrar que o plano de marketing não é imutável, mas deve ser revisado periodicamente, de acordo com os indicadores de resultado, sendo adaptável às mudanças necessárias para sua estratégia ao longo da execução.

4- Acompanhe os indicadores de resultado

Para garantir que o plano de marketing para restaurantes está funcionando de acordo com o esperado, é fundamental que você acompanhe os indicadores de resultado definidos anteriormente, conforme os objetivos traçados para o negócio.

Isso significa que você deve estabelecer uma rotina que permita analisar e compreender se suas estratégias de marketing estão trazendo o resultado esperado ou se é necessário realizar mudanças nos processos ou ferramentas adotados.

Além disso, é importante que você tenha clareza da periodicidade dessa avaliação, como períodos semanais ou mensais, para que os resultados possam ser comparados por períodos equivalentes, ou seja, semana a semana ou mês a mês, por exemplo.

5- Faça revisões periódicas da estratégia de Marketing

Por fim, é fundamental que você realize revisões periódicas de seu planejamento de marketing, dos resultados das ações realizadas e do desempenho do negócio como um todo após a adoção dessas estratégias.

Esse processo é importante para garantir que as ações de marketing estejam alinhadas com os objetivos do negócio e, caso seja necessário realizar alguma mudança, seja possível identificar quais processos estão funcionando bem e quais devem ser alterados.

5 dicas de Marketing para Restaurantes

Agora que você entendeu melhor como é possível desenvolver o planejamento de marketing para seu restaurante e também quais os passos necessários para acompanhar os resultados obtidos através das ações de marketing, trazemos também algumas dicas que você deve colocar em prática em seu restaurante. Confira!

1- Entenda e defina seu diferencial

O primeiro passo para o sucesso do marketing do seu restaurante é entender qual seu diferencial com relação aos concorrentes: é a qualidade dos produtos, o tempo de preparo, o ambiente do restaurante, o preço?

Entender como você se diferencia da concorrência é fundamental para que você possa desenvolver estratégias de marketing mais específicas e que trabalhem os fatores em que você se considera melhor do que os outros restaurantes.

É importante que você leve em consideração o posicionamento de seus concorrentes e quais são os diferenciais que eles destacam em sua apresentação, buscando entender quais são aqueles que nenhum outro possui.

2- Invista no marketing de indicação

Quando se trata de comida, a indicação de uma pessoa de nossa confiança pode ser fundamental para escolher entre duas opções de restaurante, não é mesmo? Afinal, não indicamos um lugar com péssimo atendimento ou com comida ruim.

Por isso, é interessante investir em estratégias de marketing de indicação, ou seja, promover ações que fortaleçam a vontade de um cliente indicar seu restaurante para seus amigos, seja de forma orgânica, pela qualidade dos produtos ou do atendimento, seja por meio de campanhas de indicação, onde quem indica e quem é indicado ganha vantagens, como descontos.

3- Tenha um site ou aplicativo funcionais

Lembra quando falamos dos restaurantes que você poderia escolher para o almoço no escritório da empresa? 

Ter um site ou aplicativo funcionais, eficientes e de fácil acesso é uma excelente estratégia de marketing,  já que permite que o cliente conheça seu cardápio, veja fotos dos seus produtos e até mesmo aproveite alguma promoção, facilitando a tomada de decisão.

Para isso, é importante que a navegação seja intuitiva e acessível, que todas as informações estejam claras para o cliente (preços, tamanhos das porções, horários de atendimento, abrangência do delivery), de forma a favorecer a escolha pelo seu restaurante.

4- Use as Redes Sociais a seu favor

Estar presente nas redes sociais deixou de ser um capricho, passou a ser uma vantagem e hoje é uma necessidade para qualquer restaurante que deseje se destacar da concorrência e chamar a atenção de seus clientes.

Isso se deve ao fato de que as redes sociais permitem compartilhar fotos e vídeos de seus produtos, apresentar as receitas utilizadas em seu estabelecimento e até mesmo promover promoções e condições especiais para seus clientes.

Além disso, o contato audiovisual com produtos alimentícios gera o desejo de consumo e, para isso, nada melhor do que mostrar o melhor prato do seu restaurante para os clientes que desejam degustá-lo, não é mesmo?

5- Crie um programa de fidelidade

Outra estratégia, que pode complementar o marketing de indicação, é criar um programa de fidelidade para seu restaurante, de forma a estimular o retorno dos clientes e aumentar o consumo deles ao longo do tempo.

Você pode definir condições especiais para clientes que retornarem ao restaurante em um determinado período de tempo, oferecer descontos para quem comprar no restaurante várias vezes ou mesmo conceder uma refeição gratuita depois de um determinado número de compras.

Como ter mais resultados com meu restaurante?

Como você pode concluir, adotar estratégias de marketing para restaurantes pode ser um grande diferencial para seu negócio, mas não é a única ferramenta que você deve conhecer para garantir resultados cada vez melhores.

É importante estudar o mercado, definir os concorrentes, avaliar opções como o delivery e até mesmo compreender se questões como controle de estoque, gestão de pessoas e planejamento estratégico estão recebendo o cuidado necessário.

Para saber mais sobre estratégias de marketing, gestão de negócios e outros assuntos importantes para o sucesso de seu restaurante, continue nos acompanhando por aqui!

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