Controle de estoque: o que é, como funciona e mais!

Controle de estoque

Controle de estoque: o que é, como funciona e mais!

Toda empresa busca equalizar despesas, diminuir custos e aumentar sua lucratividade, mas nem sempre esse é um caminho claro e, por isso, é importante entender conceitos fundamentais como o controle de estoque.

Afinal, desenvolver uma gestão eficiente de seu estoque é fundamental para que a empresa tenha controle da entrada e saída de mercadorias, entendendo com clareza a demanda de seus clientes, compreendendo melhor o fluxo de vendas e também evitando custos desnecessários.

Explicamos agora, em detalhes, o que é controle de estoque, como funciona a gestão de estoque, qual sua importância para os negócios e também como fazer o controle de seu estoque de maneira eficiente e segura. Confira abaixo e tenha uma ótima leitura!

O que é controle de estoque?

Quando falamos de controle de estoque, também chamado de gestão de estoque, estamos falando do processo de registro, acompanhamento e análise do fluxo de mercadorias de uma determinada empresa, com foco em entender quais produtos têm maior demanda e o momento em que cada item precisa ser comprado ou vendido.

Por meio da gestão de estoque, feita através de um sistema de controle, por meio de uma ferramenta de controle de estoque ou até mesmo por uma planilha de controle, passa a ser possível para a empresa atender seus clientes de forma mais eficaz e ágil.

Além disso, o controle de estoque é um elemento fundamental para que a empresa possa desenvolver estratégias para melhorar a satisfação do cliente, realizar processos de prevenção de perdas, estimar aumento ou decréscimo de demanda em determinado período do ano, dentre outros pontos fundamentais para o negócio.

Dentro da gestão de estoque estão atividades de planejamento, organização e controle de mercadorias, de forma que a empresa ou mesmo cada departamento ou setor de um negócio possa gerenciar os itens disponíveis, seu fluxo de vendas e o momento de reposição.

Por isso, é possível dizer que o maior objetivo de uma boa gestão de estoque está diretamente relacionado à saúde financeira da empresa, já que impacta diretamente nos fluxos de caixa, no giro de estoque e na prevenção de perdas.

Qual a importância da gestão de estoque?

Como é possível perceber, o controle de estoque é um processo que impacta diretamente diversos setores de uma empresa, mas também é fundamental compreender a importância da gestão de estoque  para os negócios.

Quando o gerenciamento de estoque é feito de maneira correta, é possível reduzir custos, maximizar os lucros e também melhorar os índices de satisfação do cliente, já que a empresa passa a ter dados e informações para avaliar seus processos, se preparar para flutuações de demanda e adequar suas decisões de compra.

Para isso, é necessário que sejam acompanhados dados de compras, de novos pedidos, dos processos de expedição, de armazenamento e de recebimento, de comercialização, de prevenção de perdas e de descarte e também do fluxo de vendas e do giro de produtos do negócio.

Outro ponto de grande importância para a gestão de estoque está em evitar o desabastecimento, ou seja, evitar um dos maiores problemas que uma empresa pode ter: a falta de produtos em estoque, considerado por muitos um dos maiores problemas para uma empresa varejista.

Além disso, é possível destacar alguns benefícios do controle de estoque, que trazem grande impacto para o negócio e que devem ser considerados por você:

  • Gestão e controle de compras feitos de forma mais eficiente;
  • Gestão de estoque feita de forma a priorizar produtos de maior giro no estoque, melhorando os resultados e diminuindo custos;
  • Melhoria da comunicação entre os departamentos, com especial impacto nas áreas de compras, vendas, estoque e logística;
  • Redução de perdas e dos prejuízos decorrentes de descarte ou desvio de produtos;
  • Melhoria da produtividade da empresa e da satisfação do cliente final.

Como o controle de estoque pode melhorar seus negócios?

Agora que você já entendeu o que é controle de estoque e também conheceu mais detalhes sobre a importância da gestão de estoque para seu negócio, é interessante também saber como ele pode melhorar os negócios.

Afinal, a implementação de procedimentos adequados e eficientes permite garantir que a empresa opere em níveis financeiros ideias e que os produtos estejam atendam as expectativas e necessidades de seus clientes.

De acordo com pesquisas de mercado, a falta de estoque é considerada um dos maiores motivos para a desistência de compra de um cliente, sendo apontada como justificada por 1 a cada 100 clientes como o fator de maior descontentamento com as empresas de varejo.

Além disso, o controle de estoque, quando feito de forma eficiente, ajuda a evitar a deterioração do estoque da empresa, a aquisição de produtos em excesso, a precificação errada de produtos, inconsistências entre estoque e sistema e mesmo desperdício de produtos por perda de prazo de validade.

O que você achou de entender o que é controle de estoque, a importância e o impacto da gestão de estoque e como o controle de estoque pode ser usado por sua empresa? Então dê uma olhada no nosso blog!

E se você tem o sonho de abrir uma franquia, vem conhecer mais sobre o Grupo Trigo e entrar para a família! A gente  conta com franquias como Spoleto, Koni, Gendai, China in box e LeBonton, e temos a missão de democratizar a boa culinária por todo Brasil,  vem conferir!

Assine nossa Newsletter!

Nossas categorias

Nossas redes

Posts recentes

Todos os direitos reservados a Trigo

Escolha sua
franquia